Valter José Minotto é natural de Criciúma e nasceu em 1955. Ainda muito jovem, com 15 anos, descobriu a sua vocação: ser contabilista. O garoto foi atrás do seu sonho, se formou na Escola Técnica do Comércio e fez pós-graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Trabalhando por mais de uma década como profissional na área contábil, e após ser responsável por algumas empresas, em março de 1988 inaugurou a sua própria companhia, a Contabilidade Minotto, a qual conta com o apoio de seus filhos, se tornando uma das maiores e melhores contabilidades da região sul-catarinense.
Desde os 10 anos de idade, acompanhado de seu pai, ia aos jogos do Comerciário. Sua caminhada no Criciúma Esporte Clube teve inicio em 2002 no Conselho Fiscal. Dois anos depois foi diretor das categorias de base. Cargo que ocupou durante quatro anos. Em 2022 assumiu como vice-presidente financeiro e fez parte da gestão vencedora que conquistou o o para a elite do futebol brasileiro e que foi bicampeão Catarinense e da Recopa estadual.
"Nasci em Criciúma, vivo a cidade e o clube, tendo amor por esse time e pela torcida. Minha vida sempre esteve entrelaçada com as cores do Tigre. Hoje sou o mandatário do clube, mas acima de tudo, ainda sou aquele torcedor de 60 anos atrás e que luta pelo sucesso do Criciúma", destacou o presidente.
No início de janeiro, Alexandre Reis de Farias conduziu a transição à qual se comprometeu no final de 2024, e, conforme a hierarquia prevista no art. 85 do Estatuto do Conselho Deliberativo do Criciúma Esporte Clube, o vice-presidente financeiro Valter José Minotto assumiu automaticamente o cargo de presidente, na forma do art. 87, § 1º, do Estatuto. O novo presidente foi empossado dias depois, em 16 de janeiro, em ato na sala do Conselho Deliberativo, no Estádio Heriberto Hülse.
Janeiro/2025